A eleição de Obama acabou com qualquer dúvida quanto ao poder do marketing político. Com certeza não foi uma campanha comum. Quem acompanhou percebeu o uso de recursos inovadores, alternativos e de grande potencial comunicativo. É claro que sem criatividade não teria sido o que foi.
Criatividade contra a opressão
A criatividade é uma poderosa arma na defesa dos direitos humanos, da justiça, da liberdade e da Democracia. Isso também é Marketing Político, minha gente.
Veja esse exemplo de outdoor exposto na África do Sul e feito todinho com notas de ZimbDólares (dólares zimbabuanos), em protesto contra Robert Mugabe, ditador do Zimbábue, no poder desde 1980 e responsável pela maior inflação do mundo e por um regime truculento e cruel.
A violência contra a oposição, contra a imprensa e o massacre da população, através da fome, do cólera, do HIV e da destruição total da economia não são aceitáveis e já deveriam ter chamado a atenção dos líderes mundiais para uma solução.
Estive no Zimbábue em 2004 e 2005, fazendo um diagnóstico para um trabalho e já naquele momento a situação era péssima, mas pelo menos era possível comprar um sorvete pela bagatela de Z$ 15 mil dólares zimbabuanos. Pela progressão, dá pra ver o tamanho da inflação.
Agora, mesmo com a oposição tendo conquistado um espacinho, a degradação do país é alarmante.
Deixei queridos amigos por lá, pessoas combativas e engajadas, com uma civilidade e bondade desconcertantes diante de tanto sofrimento. Espero que mais e mais ações como essas do “The Zimbabwean” surjam, mobilizando mais gente e ajudando a mudar os rumos da situação.
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Tiago Franz – NeoIluminismo
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